Algumas idéias para a divulgação do seu negócio – Parte 2

Entendendo melhor como funcionam e o quê fazer em diferentes canais de comunicação com seus clientes.

Continuando nosso artigo da edição anterior, vamos discutir mais algumas alternativas de divulgação de uma clínica veterinária/ pet shop. Mas, antes de qualquer coisa, vou repetir de novo: Marketing é um conjunto de ações e atitudes voltadas para identificar e atender necessidades de nossos clientes. Propaganda é uma das ferramentas de marketing, que pode ou não ser necessária, dependendo do caso.

E mais uma vez: é sempre necessário um planejamento inicial antes de iniciarmos esforços de comunicação/ divulgação.

Campanhas/ Promoções

Sempre tenho a tendência a preferir que uma promoção premie a fidelidade e alta frequência de compra/ vista ao estabelecimento. Se optarmos por dar um desconto, ou fizermos algo do tipo “Leve 3 e pague 2”, sempre corremos o risco de ver nossos preços aviltados no longo prazo.

O desconto acaba por ser incorporado no seu preço, porque afinal de contas, aquele seu concorrente duas quadras pra baixo sempre acaba copiando mesmo as suas ideias, e vai fazer uma promoção igual. Ou seja, nunca mais você vai conseguir vender 3 pelo preço de 3 novamente…

Ao passo que você praticar uma política de premiação por fidelidade, o décimo banho que você “deu grátis” foi pago por compras paralelas que seu cliente tenha feito nas 9 outras visitas. Claro que também cabe a você trabalhar pontos conveniência, compra de oportunidade, entre outras estratégias, para garantir que essas compras paralelas realmente sejam efetivadas.

Seja criativo! Mas ofereça vantagens REAIS

Gosto muito também de iniciativas tipo campanha de vermifugação, vacinação, prevenção, e demais “ãos”. O problema que a maioria delas encontra é em como fazer uma divulgação eficiente, para que o desconto oferecido (sim, não se esqueça de oferecer uma vantagem real e que seja assim percebida pelos seus clientes, sob risco de sua campanha ser um fracasso) seja visto como uma oportunidade pela clientela e o volume vendido compense a perda unitária de faturamento. Talvez o tópico abaixo seja uma boa resposta de como fazer essa divulgação de uma forma barata e eficaz…

Redes Sociais

Sua clínica tem Instagram? Facebook? Ainda não? Ai ai… Recentes pesquisas mostram que a presença da internet, mesmo entre a classe C, é cada vez maior. E quer saber de mais uma informação “de ouro”? Em recente pesquisa feita com proprietários de animais de companhia por todo o Brasil, sabe qual a fonte de informação eles buscam em primeiro lugar (antes mesmo de você meu amigo…) para decidir qual ração ou produto comprar? Quem respondeu a rede mundial de computadores, mais conhecida como internet, acertou na mosca! Invista um tempo (porque é só o que vai te custar) na criação de perfis da sua clinica/ pet shop, e passe a interagir com seus clientes.

TV

Para os maiores, e principalmente nas cidades do interior, a TV é sim uma possibilidade. O custo de assinar com uma vinheta (marca da clinica mais uma pequena locução com um slogan) pode surpreender a muitos. Em praças regionais do interior do Brasil é viável. Quanto à produção de um comercial propriamente dito, ai a coisa já complica um pouco, pois os custos de se fazer bem feito já são mais proibitivos. E aqui vale, e talvez valha ainda mais, a mesma coisa que falamos para o caso dos impressos: ou se prepare e busque assessoria para fazer a coisa direito, ou não se aventure: A velha máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras, é real. Um filme mau feito, ou com o posicionamento equivocado, pode causar muito mais prejuízos a sua imagem do que simplesmente ficar quieto…

Sua sala de espera é lugar de TV…

Uma alternativa mais econômica seria buscar a produção de um pequeno vídeo institucional, com algo em torno de no máximo 5 minutos de duração. Ele pode ficar em exibição na sua sala de espera e mostrar a parte do atendimento que o cliente não vê (a limpeza e o cuidado na desinfecção que você tem com seu centro cirúrgico, o treinamento de seus funcionários, a desinfecção feita nas áreas de banho/ tosa e hotelzinho, entre outros pontos), e ainda ser aproveitada para veiculada em circuitos fechados de Shopping Centers, restaurantes, clubes, etc.. O custo será bastante razoável, podendo inclusive ser viabilizado algum tipo de permuta.

Espero ter ajudado. Bons negócios para todos.

 

Mande sua opinião sobre nossa coluna. A troca de idéias é fundamental para torná-la cada vez mais interessante para vocês. Escreva para: ricardo@quironcomunicacao.com.br  

Ricardo Oliveira 

Médico veterinário formado pela USP, com mestrado pelo ICB-USP, e Mestre e Doutor em Marketing pela ESPM. Desde 2001 é proprietário da Quiron Comunicação & Conteúdo, editora e agência de publicidade dedicada ao mercado veterinário e agronegócio. É palestrante na área de Marketing para o mercado veterinário.  

www.quironcomunicacao.com.br  

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