Posicionar bem o site de um negócio na busca orgânica do Google (aquela que não depende de anúncios pagos) é uma das principais medidas a serem tomadas dentro do marketing veterinário digital. O SEO, Search Engine Optimization, é basicamente otimizar o site para que os mecanismos de busca o encontrem quando alguém digita algo que tem relação com o negócio no Google. As clínicas veterinárias se beneficiam muito disso, afinal, a concorrência nas ruas está cada dia mais acirrada, e estar bem apresentado na internet é um dos pré-requisitos para ser escolhido por pessoas que estão buscando um atendimento e ainda não conhecem a clínica.
Num artigo anterior contamos caso de uma clínica veterinária que está com a gente há aproximadamente 2 anos, onde fizemos todo o trabalho de marketing veterinário e presença digital. No artigo detalhamos tudo o que você precisa saber sobre SEO para clínicas veterinárias, mostramos as palavras-chave mais buscadas na época, falamos sobre conteúdo relevante e contamos um outro caso dessa mesma clínica.
Rankeando no Google com um artigo específico
O médico veterinário proprietário da clínica comentou na época que gostaria de divulgar o seu serviço de atendimento e orientação para clientes que precisam viajar para o exterior com seus animais de estimação. Optamos por criar um artigo super completo que tira praticamente todas as dúvidas e dá um passo a passo de como fazer uma viagem internacional com cachorro ou gato. Essa prestação de serviço é um conteúdo relevante para o Google, e com o tempo o texto da clínica dele apareceu nas buscas e foi subindo, até ficar entre os primeiros, disputando apenas com enormes blogs de viagens e com o próprio site do Ministério da Agricultura.
Atualmente (outubro/2020) o artigo está na primeira posição para as palavras chave “viajar exterior com cachorro”. Esse caso mostra uma demanda específica onde nós buscamos colocar a clínica como autoridade naquele assunto perante a audiência. Nenhuma outra clínica veterinária havia se posicionado dessa maneira, pelo menos não até hoje.
Veja que, ao escolher essa metodologia, podemos ‘pular etapas’ e ganhar relevância para os mecanismos de busca, o que poderá ser benéfico para temas mais gerais, mas correlatos com a medicina veterinária. Ou seja, se posicionando melhor em assuntos menos disputados pode ser um atalho para se posicionar melhor em buscas mais disputadas.
A estratégia de SEO para o mercado veterinário
O trabalho de SEO precisa de uma estratégia. Não é simplesmente criar conteúdo sem critério e ir postando. Precisamos pensar em duas frentes através das qualidades e demandas do cliente.
1 -Explorar os nichos não atendidos.
Devemos aproveitar palavras-chave que ainda não são tão exploradas pelos concorrentes diretos, com assuntos mais nichados. Isso passa por um trabalho de marketing propriamente dito: é necessário iniciar com a identificação dos diferenciais e forças específicas da sua clínica. No que você é bom? No que se destaca dos outros? Que assuntos você pode se posicionar como autoridade? Não podemos ser generalistas aqui: precisamos de um ponto específico, que não tenha muito conteúdo disponível, e que você realmente se destaque. Poque lembre-se: toda e qualquer divulgação deve corresponder à realidade do que o seu cliente vai encontrar. Porque se você divulga algo que não pode efetivamente entregar, o tiro pode sair pela culatra….
2 – Trabalhar os temas comuns à concorrência em paralelo.
Precisamos fazer um trabalho também com termos mais amplos, comuns à você e aos seus concorrentes. É preciso deixar claro para o Google qual é o seu negócio, no que você atua, para que ele possa entender do que se trata e começar a mandar tráfego para lá.
No artigo anterior, detalhamos bem o processo de criar o conteúdo nichado e específico. Nesse artigo de hoje vamos focar mais no item 2- como trabalhar palavras chave muito disputadas.
Rankeando a palavra-chave “clínica veterinária”
Primeiramente, gostaríamos de ressaltar que SEO é um trabalho de formiguinha. O resultado nunca será rápido. O prazo médio para bons artigos ranquearem bem é de 6 meses a 1 ano. Existem exceções? Existem, porém esse é o tempo médio que o Google entenda seu conteúdo como relevante e dê a ele o destaque merecido.
Para clínicas veterinárias o nosso trabalho começa com a criação do site. Após o briefing com o cliente, nós identificamos as palavras chave e criamos todo o conteúdo escrito e visual do site com foco nelas. Como foi dito anteriormente, esse planejamento deve levar em conta o posicionamento estratégico desejável e possível! Ou seja, não adianta querer se posicionar como único ou melhor do bairro, se essa percepção não for real por parte do mercado, do público e de seus concorrentes. Saber o que falar e como falar é o princípio de qualquer estratégia de divulgação…
Uma vez definida a estratégia de marketing veterinário, ela norteará não só a construção do site, mas de todo o conteúdo escrito nas redes sociais e inclusive no Google Meu Negócio. Além disso, o site deve estar construído de uma maneira que a navegação seja fácil, com velocidade de carregamento boa, entre outros detalhes técnicos que ajudam a reter a atenção das pessoas. Não adianta ter um conteúdo bom, em um site com linguagem de programação antiga, que não seja ‘Google Friendly’! Percebe como o trabalho de SEO não é tão simples?
Recentemente tivemos uma “surpresa”. A palavra-chave “clínica veterinária” é muito ampla e muito disputada na internet. Por isso, encaramos como uma enorme vitória o posicionamento de nosso cliente com o site da Clínica Veterinária da Vila nas primeiras posições, haja visto a grande quantidade de sites concorrentes que tem essa palavra em seus domínios, conteúdos, nomes, posts, etc.
O nosso cliente está em segundo lugar nas buscas. Resultado entre os top 3 é considerado excelente. E estar na primeira página é o objetivo inicial e já é muitas vezes suficiente para aumentar as vendas, ou no mínimo, as visitas e ligações à clínica. Lembrando que essas posições costumam mudar de tempos e tempos e até dependendo de quem busca. Uma mesma busca na mesma hora por computadores em IP’s diferentes pode apresentar variações. Por isso é necessário o trabalho constante de marketing digital para clínicas veterinárias.
Esse resultado foi construído em um trabalho de longo prazo, apoiado em 4 pilares:
1 – Construção adequada de todo o conteúdo
Como falamos anteriormente, é muito importante que o site e todo seu conteúdo seja construído utilizando ao máximo as palavras chave escolhidas. Mas, elas devem ser colocadas nos lugares corretos: existem regras de boas práticas para uso nos títulos, corpo dos artigos, meta tags, nome das imagens, etc. Isso é MUITO importante para que seu site seja encontrado com facilidade, e que ganhe relevância. É como se o Google falasse ‘hum, esse sabe o que está fazendo’.
2 – Frequência
Postar conteúdo com frequência é fundamental, mesmo que os acessos sejam baixos ao início. Ao identificar seu site como um repositório de muito conteúdo sobre o tema ‘Clínica Veterinária’ – com esta palavra ocorrendo constante e frequentemente nas novas publicações – o Google ‘sobe’ sua classificação e você ganha relevância para esta busca específica.
3 – Configurações adequadas
Poucos leigos dão importância a isso, mas configurar o seu perfil no Google, no Google Meu Negócio, nos mapas, etc. é fundamental. Afinal, é a primeira impressão que alguém que buscar sobre o assunto vai ter de você. Tente estimular os clientes fiéis a darem depoimentos favoráveis também…
4 – Estimular o tráfego
Quanto mais visitado seu site é, mais ele é visto como relevante pelo Google. Sabemos que hoje as redes sociais são a grande forma de entrar em contato com seu cliente, mas é importante que você estimule a visita ao site para leitura de conteúdos mais completos.
É importante frisar que é um trabalho constante e continuado. Temos que monitorar os concorrentes, para analisar e entender o que naquele site tem sido relevante para o Google. O trabalho passa muito por esse tipo de análise também, pois as palavras mais importantes e os assuntos mais relevantes para os sistemas de busca mudam diariamente.
Quer que façamos este trabalho para sua clínica ou Hospital? Fale com a gente!
A Quiron Comunicação e Conteúdo trabalha com marketing veterinário desde 2002, com campanhas, gestão de marketing e conteúdo técnico-científico para clpinicas veterinárias e empresas do setor, como fabricantes de medicamentos e alimentos.