Você sabe o que é SEO? Apesar de ser um termo muito utilizado na internet, mais precisamente no Marketing Digital, muita gente não sabe ainda do que se trata essa sigla. SEO vem de Search Engine Optimization, que é basicamente otimizar seu site para que os mecanismos de busca o encontrem quando alguem digita algo no Google. E o principal, para que seu site apareça entre os primeiros resultados de busca. 90% das pessoas que fazem pesquisa clicam nos resultados da primeira página.
Fazer SEO para o seu site é relativamente simples, porém não é fácil. Para nós, médicos veterinários, pode ser ainda mais difícil, afinal, nossas habilidades estão focadas em áreas da saúde e biológicas. Veja a seguir como funcionam esses mecanismos de busca e porque é tão importante, pra não dizer fundamental, trabalhar com SEO para a sua clínica veterinária.
Neste artigo você vai ver:
– Por que SEO é tão importante para a sua clínica veterinária
– Como funcionam os mecanismos de busca
– Palavras-chave mais buscadas para clínicas veterinárias
– O que é um conteúdo relevante
– Integração com as redes sociais
– Caso real de uso de SEO que trouxe mais clientes para uma Clínica Veterinária
Importância de SEO para clínica veterinária
Quantas clínicas e consultórios veterinários existem por perto? Difícil dizer, pois com certeza há muitas. Com excessão de alguns locais muito afastados dos grandes centros, há muita concorrência. Estar presente na internet é obrigação, pois praticamente todo cliente em potencial utiliza internet. Para isso, é necessário ter um site e posiciona-lo nos mecanismos de busca, como o Google.
Com a facilidade do acesso à internet na palma da mão, muita gente não deixa de pesquisar no Google antes de comprar ou escolher algo. Desde uma busca para simplesmente aumentar o conhecimento de um determinado assunto, até buscar um carro, apartamento e viagem pela internet. Entre esses itens, a procura por Veterinários e Pet shops é também muito utilizada. Veja a seguir o número de pesquisas que algumas das principais palavras-chave relacionadas à medicina veterinária recebem:
Palavras-chave mais buscadas para clínicas veterinárias
Na imagem abaixo nós fizemos uma pesquisa rápida no simulador de palavras-chave do Google, que mostra a média mensal de pesquisas. Limitamos as buscas para apenas a região metropolitana de São Paulo.
Além dessas palavras-chave mostradas na imagem, existem centenas de outras relacionadas à negócios veterinários com volume de buscas alto. Separamos algumas e comentamos o porquê da escolha:
1 – hospital veterinário 24 horas: 1000 pesquisas mensais
Essa é aquela palavra que a pessoa digita na hora da emergência, ou quando ela resolveu levar seu pet no veterinário fora do horário comercial. Ou seja, obrigatória pra quem tem atendimento 24h ou, pelo menos, atende em horários extendidos.
2 – veterinario 24 horas zona leste: 880 pesquisas mensais
Negócios físicos têm limitação de público de acordo com a distância. Veja, aqui as pessoas estão buscando atendimento veterinário na região. É importantíssimo trabalhar a divulgação online de uma maneira que foque num raio de distância do seu negócio local. A vantagem aqui é que você vai competir com bem menos gente, subindo rapidamente seu ranking no Google no seu bairro. Nosso case é sobre isso, continue lendo esse artigo para conferir. Aqui vão outros exemplo desse tipo de palavra-chave: pet shop vila mariana – 350 pesquisas, veterinário zona norte – 320 pesquisas, veterinario vila mariana – 190 pesquisas, veterinário tatuape – 170 pesquisas.
3 – veterinario oftalmologista : 250 pesquisas mensais / fisioterapia veterinaria : 210 pesquisas mensais
Essa situação é aquela em que a pessoa está procurando um especialista. Seja pelo fato de ja ter passado em outros vets e não obtido a resolução do problema, ou porque de início ela deseja levar seu pet em alguém com habilidades específicas. Clínicas e consultórios que têm especialistas devem explorar muito esse tipo de palavra-chave.
4 – clinicas veterinárias em são paulo – 9900 pesquisas mensais
Essa palavra-chave é muito ampla. Ficar entre os primeiro aqui será mais difícil e trabalhoso. Porém, está longe de ser impossível, e não, não precisa de verba de anúncios para isso. O destaque aqui vai pro número de pesquisas, mostrando como existe uma grande procura para serviços veterinários.
Como funcionam os mecanismos de busca?
Primeiramente, é necessário que diferenciemos os resultados orgânicos dos resultados pagos.
Orgânicos: são aquelas em que as empresas não precisam pagar ao Google para aparecer, não são anúncios. É justamente o que estamos explicando no artigo, e é para isso que existe o SEO.
Pagos: são anúncios que cobram um valor do anunciante toda vez que alguém clica no link, e devem ser configurados e gerenciados através da plataforma do Google Ads. Esses anúncios aparecem junto com os orgânicos, e o que os diferencia é o local onde estão posicionados e algumas marcações, veja na imagem abaixo.
O que é um conteúdo relevante
Ok, agora que você já sabe o que é SEO, deve estar se perguntando, como faz para aparecer nas buscas orgânicas. Bem, como dissemos no início, é simples, mas não é fácil. Na verdade, é bem trabalhoso, mas totalmente possível. Basicamente, seu conteúdo precisa ser relevante para o usuário.
O Google vasculha todos os sites da internet com os seus robôs e avalia o comportamento dos usuários dentro desses sites o tempo todo. Os critérios deles para identificar se o seu site tem um conteúdo relevante são um pouco subjetivos, mas podemos destacar alguns:
Qualidade do site: seu site não precisa ser uma obra prima de design, tampouco ser moderno ou cheio de recursos. O Google só vai avaliar se o conteúdo está organizado e fácil de ser encontrado. Ademais, como o comportamento do visitante influencia, se seu site estiver ruim a ponto de atrapalhar a navegação, isso vai pesar contra. A velocidade de carregamento também deve ser considerada.
Qualidade e tamanho do conteúdo: esse item é o principal. Para reter seu público, o conteúdo precisa ser bem escrito, completo e de fato sanar a dúvida que você se propôs a responder no título do artigo. Aliás, é essa dúvida que a pessoa estará buscando no Google, e é a partir dela que você vai ativar as palavras-chave em questão no texto. O Google tem critérios próprios de análisa da qualidade do conteúdo, e a dica que te damos é: verifique os sites mais bem rankeados para aquele termo, acesse os texto e avalie você mesmo. Quando for fazer o seu, pense em bolar algo melhor de alguma maneira e maior do que os que você já viu.
Títulos, SEO Title, Tags, Texto alternativo, etc: A escolha do título e subtítulos deve ser cuidadosa. A ponto de você criar algo que realmente seja buscado, e que esteja totalmente alinhado ao seu texto. SEO Title é o texto que aparece nos resultado de busca, aquele resumindo que você clica para abrir o site. Tags são palavras-chave que irão ajudar o Google a identificar seu conteúdo, mas não são o termo principal. Texto alternativo é o que você escreve na imagem quando sobe ela no seu site. Tudo isso deve ser verificado e preenchido corretamente para que o robô do Google identifique seu conteúdo e apresente ele aos buscadores.
SEO e as redes sociais
O Google indexa o conteúdo social nas suas buscas. Quando alguem busca pela sua empresa, geralmente essa pessoa quer entrar em contato ou conhecer quem são as pessos envolvidas no negócio. E as plataformas ideias pra isso são as redes SOCIAIS. Páginas bem cuidadas, atualizadas e coerentes no Facebook, Instagram e Linkedin são obrigatórias! A manutenção dessas redes sociais também é necessária, inclusive linkando para o seu conteúdo do site, estimulando a interação.
Caso real de uso de SEO que trouxe mais clientes para uma Clínica Veterinária
Recentemente, tivemos resultados interessantes com um dos nossos clientes. A Clínica da Vila é uma clínica veterinária de porte pequeno/médio que tinha uma presença muito discreta na internet, com um site mal otimizado, não adaptado ao mobile, sem SSL e com números insignificantes de visitas. Nós criamos um site responsivo, com vários botões de chamada ou CTA – Call to Action, implementamos o SSL e começamos a produzir conteúdo.
Além de utilizar palavras chave em textos chave para o negócio da clínica, deixando o site fácil de ser entendido pelos motores de busca do Google, nós produzimos alguns textos para o blog com o objetivo trazer mais visitas e, consequentemente, mais cliente à clínica.
Um dos textos foi um conteúdo riquíssimo e completo que fizemos sobre como o proprietário deve fazer para viajar para o exterior com seu cão ou gato. Além de explicar um passo a passo de como levar o pet para uma viagem pro exterior de avião, colocamos todos os links necessários para as burocracias requeridas, além de explicar que a Clínica da Vila ajudava em todo o processo, na parte de vacinações, certificados e microchips.
Esse texto rapidamente rankeou bem no Google, atingindo a primeira página em aproximadamente 2 meses, um tempo muito curto quando falamos de SEO.
Com o tempo, o proprietário da clínica notou um aumento do numero de ligações e contatos relacionados à busca por esse serviço que ele oferece. Além desse texto, outros conteúdo do site estão amigáveis ao Google, o que no longo prazo também traz mais pessoas interessadas nos serviços deles. Importante dizer que o trabalho de SEO é sempre de longo prazo e constante, e que não vai trazer um aumento exponencial de clientes. Porém, pode sim trazer novos clientes mensalmente, mostrando a empresa para várias pessoas no Google sem a necessidade de pagar por esse espaço no maior site do mundo.