Já está na hora das escolas atenderem essa demanda do mercado.
Temos falado muito sobre marketing e gestão. Recebemos muitos contatos de colegas e estudantes, nos incentivando a continuar escrevendo sobre esse tema. Somos solicitados constantemente para dar cursos e palestras em diversas instituições de ensino por todo o Brasil, em semanas acadêmicas, congressos e eventos diversos. Procuramos atender a todos com o maior prazer. Gosto muito da oportunidade de trocar idéias, e este tipo de oportunidade costuma ser muito gratificante.
Por outro lado, estamos desde 2002 atuando na linha de frente do mercado, atendendo de laboratórios veterinários e empresas de ração, a hospitais, clínicas e demais agentes de nosso mercado. Ou seja, temos o privilégio de conviver com as duas ‘pontas’ desta relação: o mercado e a escola (ainda que com esta última de uma forma mais pontual). E o que podemos perceber neste convívio? Que temos a necessidade premente de adotarmos uma disciplina sobre marketing e gestão em nossas escolas de Medicina Veterinária.
Porque podemos afirmar isso? Simples. No aluno podemos perceber a ânsia de aprender sobre um assunto que ele, mesmo ainda fora do mercado, vê como sendo de extrema importância. E sobre o qual, ele sabe que não vai receber qualquer informação que seja durante o seu curso (pelo menos em 99% das escolas)… Já nos deparamos com todo tipo de audiência, mas nunca enfrentamos a indiferença. Graças a Deus temos conseguido sempre atrair um público interessante e interessado no assunto, e é comum termos longos debates durante e após os eventos. E cada vez mais, podemos perceber nos futuros profissionais a salutar compreensão de que está no empreendedorismo bem feito, a chave para vencer em um mercado saturado.
No mercado por outro lado, podemos ver que muitas vezes o que determina o sucesso de um profissional que vai se dedicar à clínica de pequenos animais é mais a sua habilidade (geralmente inata, pois como dissemos, curso nenhum prepara o futuro Médico Veterinário para empreender e depois gerir o seu empreendimento) de ser um bom empresário. Como já falamos em diversas oportunidades nessa coluna, a qualidade do serviço (ou seja, a competência técnica do profissional) há muito já não é mais diferencial. Ela é esperada tacitamente. O que vai fazer o diferencial da clínica, é o atendimento, a gestão, a capacidade de encantar e reter os clientes. E isso, escola nenhuma ensina nem o bê-a-bá…
E as empresas por sua vez (que, em um quadro impensável a 15 anos atrás, são cada vez mais procuradas pelos recém-formados como opção de carreira, frente à desilusão com as dificuldades do mercado para os clínicos) reclamam que não tem mão-de-obra qualificada, tendo que realizar o treinamento desde os temas mais básicos.
Para variar, as escolas particulares, mais ágeis e independentes saíram na frente. Em uma rápida busca na internet pudemos encontrar uma boa meia dúzia de escolas que já adotaram algum tipo de disciplina sobre marketing e gestão. Nas públicas, até o momento desconheço iniciativas à respeito. No entanto, vale lembrar que mesmo na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós, a ESALQ da USP, e no curso de agronomia, que verdade seja dita, sempre foi mais orientado para o mercado do que o nosso, tem formalmente uma disciplina no curriculum.
Além da disciplina de gestão e marketing nas faculdades, muitos professores vêm alertando os alunos, logo nos primeiros anos de curso, que o mercado busca um profissional com um perfil mais arrojado e que não tenha dificuldade em trabalhar com marketing e empreendedorismo. Agora, cabe aos formandos buscar essas informações e se dedicar mais a área de humanas em vez de se preocupar apenas com a parte científica (também importantíssima para um profissional diferenciado). Isso porque muitas vezes as empresas se cansam de procurar um médico veterinário qualificado para a área de marketing e gestão, e vão buscar outros profissionais, como administradores de empresas, para ocupar cargos de chefia principalmente.
Mas no que efetivamente uma disciplina como essa poderia contribuir? Para os futuros clínicos creio que o principal ganho seria já deixar o curso com alguma noção de como montar um plano de negócios, como posicionar o seu futuro empreendimento em um mercado que cada vez mais demanda que sejamos empreendedores, e que oferece cada vez menos espaço para os que não estiverem preparados para enfrentar esta cobrança. Para o que forem atuar no crescente segmento de empresas, um profissional que tivesse um pouco mais de formação orientada para o mercado, compreendendo os conceitos básicos de como ele se estrutura, ganharia muito em empregabilidade. Para as demais áreas de atuação
Qual a grade ideal? Bom, aqui creio que existe inclusive espaço para adaptações, conforme o perfil do egresso de cada instituição, mas noções básicas de marketing e administração, não podem faltar. Temas como estratégia empresarial são bem vindos, bem como uma breve introdução ao comportamento do consumidor, marketing pessoal, relacionamento com os clientes, entre outros assuntos.
Temos a certeza de que uma maior popularização deste tipo de disciplina poderia contribuir muito para o preparo efetivo dos futuros Médicos Veterinários, ‘entregando’ para a sociedade um profissional mais apto a desempenhar os papéis que dele se espera, e, ao mesmo tempo, auxiliar no tão almejado processo de valorização da classe.
Bons negócios!
Ricardo Oliveira
Médico veterinário formado pela USP, com mestrado pelo ICB-USP. Desde 2001 é proprietário da Quiron Comunicação & Conteúdo, editora e agência de publicidade dedicada ao mercado veterinário e agronegócio. É palestrante na área de Marketing para o agronegócio. Atualmente é doutorando na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).